Notícias Fecomercio

25 de abril de 2017

Jovens com idade entre 14 e 24 anos sofrem mais com o desemprego


Segundo estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em dezembro de 2016, a taxa de desemprego geral alcançou 11,8%, 2,9 pontos porcentuais acima do observado no mesmo período de 2015. Os jovens com idade entre 14 e 24 anos foram os mais atingidos, com taxa de desemprego atingindo 27,7%, seguida pelos trabalhadores com ensino médio incompleto (21,4%).

Em decorrência da recessão que o Brasil enfrenta, empresas cortaram investimentos e enxugaram seus quadros de funcionários, optando por manter a mão de obra experiente e qualificada. A situação diminui o poder de consumo dos mais jovens e põe em xeque a sua formação e inserção no mercado de trabalho formal.

Resta confiar nas projeções de retomada do crescimento apontada em sinais de estabilização da economia, com expectativa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, fazendo com que empresas voltem a crescer e a investir, o que deve contribuir para a melhoria do mercado de trabalho. Leia a reportagem completa aqui.

Voltar para Notícias

parceiros