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19 de fevereiro de 2019Intenção do consumidor de comprar a prazo deve subir no segundo semestre
A propensão a consumir crédito, assim como o aumento da oferta para as famílias, deve aumentar, em especial, no segundo semestre do ano. A estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) leva em consideração a recuperação das vagas de emprego eliminadas durante a crise econômica e, com isso, a recuperação da confiança de empresários e consumidores.
Em fevereiro, a Pesquisa de Risco e Intenção de Endividamento (PRIE), elaborada mensalmente pela Entidade, aponta que a intenção de financiamento caiu 12%, ao atingir 45,2 pontos. Isso significa que 21,9% dos entrevistados no Estado de São Paulo pretendem comprar algum produto parcelado ou financiado nos próximos três meses. O número é considerado estável com o porcentual de entrevistados que planejavam fazer algum tipo de financiamento em fevereiro do ano passado (21,1%), mas menor que o registrado no primeiro mês deste ano (25,2%).
Esse tipo de resultado é esperado para o início de ano. Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, é normal que as famílias estejam mais empenhadas em quitar as dívidas criadas no fim do ano, na época do Natal, do que criar novos compromissos financeiros. Em dezembro, com o acréscimo do décimo terceiro salário, a intenção de financiamento avançou 18,3% e alcançou os 55,3 pontos. Confira a matéria completa aqui.
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