Notícias Fecomercio

17 de novembro de 2017

Setor de serviços brasileiro cai 0,3% em setembro, diz IBGE


Serviços prestados às famílias tiveram destaque, com crescimento de 5,9%

O volume do setor de serviços no País teve recuo de 0,3% em setembro frente ao mês de agosto, conforme os dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este foi o terceiro mês de queda, sendo o indicador encolheu 1% em agosto e 0,8% em julho.

Na comparação com setembro de 2016, o volume dos serviços prestados teve queda de 3,2% e mantém a sequência de taxas negativas iniciada em abril de 2015. No acumulado do ano, o setor apresenta contração de 3,7% e em 12 meses, de 4,3%.

Na mesma série, o destaque foi para o segmento de serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação), que cresceram 5,9% em relação ao mês de agosto e 4,6% em relação a setembro de 2016. O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio também tiveram variação positiva, de 0,3%.

Em contrapartida, todos os demais segmentos ficaram negativos, como serviços de informação e comunicação (-1,8%), serviços profissionais, administrativos e complementares (-0,2%) e outros serviços (-0,1%).

Voltar para Notícias
Erro › WordPress