Notícias Fecomercio

9 de abril de 2018

Mercado de trabalho do setor de turismo paulista fecha 142 vagas formais em janeiro


Segundo a FecomercioSP, segmento de transportes foi o principal responsável pelo desempenho geral negativo

O mercado de trabalho existente em decorrência da demanda dos turistas, seja a lazer, seja a negócios, fechou 142 postos formais de trabalho em janeiro. Assim, o setor de turismo paulista encerrou o mês com um estoque ativo de 275.695 vínculos empregatícios ativos, leve queda de 0,3% em relação ao mesmo mês de 2017. É menor taxa de retração desde agosto de 2015. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor eliminou 909 empregos celetistas.

Os dados são da Pesquisa de Emprego do Setor de Turismo no Estado de São Paulo (PESP Turismo), elaborada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base nos dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho.

Entre as sete atividades analisadas pela pesquisa, apenas duas registraram queda no número total de empregos com carteira assinada, em relação a janeiro de 2017: transportes (-1,6%) e alimentação (-0,6%). No segmento de transportes, 293 vagas foram fechadas no primeiro mês do ano, com destaque para a atividade de transporte aéreo regular de passageiros, que extinguiu 141 postos de trabalho, e transporte rodoviário de passageiros na modalidade interestadual, que fechou 52 vagas. O setor de alimentação, por sua vez, fechou 41 vagas no período. Confira a matéria completa aqui.

Voltar para Notícias
Erro › WordPress